top of page

Pensão Alimentícia: Quem tem direito, como funciona e o que fazer em caso de atraso

Entenda quem tem direito à pensão alimentícia, como é calculada, quais são as obrigações do pagador e o que fazer se o valor não for pago.


Pensão Alimentícia: Quem tem direito, como funciona e o que fazer em caso de atraso
Pensão Alimentícia: Quem tem direito, como funciona e o que fazer em caso de atraso

A pensão alimentícia é um dos temas mais procurados no Direito de Família. Seja no momento do divórcio ou da definição de guarda dos filhos, dúvidas como “quem tem direito?”, “quanto se paga?” e “o que acontece se não pagar?” são extremamente comuns. Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras questões essenciais para quem precisa receber ou pagar pensão.


 Sobre

A pensão alimentícia é uma obrigação legal de prover o sustento de alguém que não consegue se manter sozinho. Em geral, é paga por um dos pais ao filho menor de idade após a separação do casal.

Têm direito a receber pensão:

  • Filhos menores de 18 anos

  • Filhos maiores em formação (faculdade, cursos técnicos)

  • Ex-cônjuges (em alguns casos)

  • Pais idosos ou pessoas com incapacidade comprovada

Importante: A pensão pode ser solicitada por quem precisa(filho(a)), ou por um representante legal(pai, mãe, avos, etc...).


💰 Como é calculado o valor da pensão alimentícia?

Não existe um valor fixo definido por lei. O juiz analisa dois fatores:

  1. Necessidade de quem recebe (filho, ex-cônjuge etc.)

  2. Capacidade de quem paga

No Brasil, é comum (mas não obrigatório) que a pensão seja fixada em cerca de 30% do salário líquido. Mas esse número pode variar muito dependendo do caso, quem determina no final é o juíz na sentença.


📉 O que acontece se a pensão não for paga?

O atraso no pagamento da pensão alimentícia pode gerar consequências graves para o devedor:

  • Protesto em cartório

  • Inscrição no SPC/Serasa

  • Penhora de bens

  • Prisão civil por até 3 meses

Mesmo que o valor em atraso seja pequeno, a cobrança pode ser feita judicialmente. Em casos de emergência, é possível pedir a prisão imediata do devedor com base nos 3 últimos meses de atraso.


🧾 Como pedir pensão alimentícia?

Você pode encontrar um advogado especialista de forma rápida e fácil no  EncontreAdvogado.com.br, e solicitar:

  • Um acordo extrajudicial com o outro responsável

  • Procurar um advogado especializado em Direito de Família

  • Ingressar com uma ação judicial


🔄 Posso pedir revisão do valor da pensão?

Sim! Caso ocorra mudança significativa na situação financeira de quem paga ou de quem recebe, é possível pedir revisão da pensão. Isso vale tanto para aumentar quanto para reduzir o valor.


Uma forma segura é efetiva de resolver essa situação é encontrar um advogado(a) especialista no assunto, no EncontreAdvogado.com.br você encontra um advogado(a) próximo de você e especialista!




Você precisa de um Advogado?

Encontre um especialista perto de você agora mesmo!!


Você é um(a) Advogado(a) e precisa de clientes?

Termos mais buscados como funciona pensão alimentícia, o que é pensão alimentícia, quem tem direito à pensão alimentícia, valor da pensão alimentícia, cálculo pensão alimentícia, como é calculada a pensão alimentícia, como pedir pensão alimentícia, até quando pagar pensão alimentícia, o que fazer se não receber pensão alimentícia, pensão alimentícia atrasada, pensão alimentícia não paga, punição por não pagar pensão alimentícia, prisão por pensão alimentícia, processo por falta de pensão, cobrar pensão judicialmente, advogado pensão alimentícia, ação de pensão alimentícia, processo pensão alimentícia, gratuidade da justiça pensão alimentícia, revisão de pensão alimentícia, aumento de pensão alimentícia, redução de pensão alimentícia, juiz pode reduzir pensão, pensão alimentícia para filho maior de idade, pensão alimentícia para filhos na faculdade, pensão alimentícia para ex-mulher, pensão alimentícia para pais idosos, pensão alimentícia em caso de desemprego, pensão alimentícia em São Paulo, advogado pensão alimentícia zona leste, como funciona pensão alimentícia SPdivorcio durante a gravidez, como faz para divorciar, dissolução união estável


Comentários


bottom of page